top of page
12.jpg

Sistema de Gabriel

template.jpg

Como nasceu o Sistema de Gabriel

O Sistema de Gabriel se apresentou inicialmente à Maria Teresa Miralles, como corpo de conhecimento de cura espiritual, por meio do mantra “A Canção de Gabriel”, em 1 de outubro de 1991. Foi através do som – primeira expressão manifesta dos níveis espirituais – que alcançou o planeta.

O Sistema Essências de Gabriel foi criado por Maria Teresa Miralles de julho de 1997 a julho do ano 2000. Durante este período, a criadora permaneceu por tempo integral no Santuário de Gabriel.

 

Maria Teresa iniciou os estudos de terapia floral em 1992, pelo portal do Mestre Edward Bach e suas essências, ampliando-os com linhas florais de diversos lugares do mundo. Em 1996, comprou 93 hectares de mata preservada no coração do Cerrado, onde, em novembro, nasceu o Santuário de Gabriel. No ano seguinte, foi morar no Santuário, iniciando sua atuação como criadora do sistema. Penetrando na floresta do Cerrado, com reverência e curiosidade, começou a perceber sua irradiação, força, quietude e grande presença. Caminhava todos os dias pela mata, conhecia as flores e, aos poucos, numa alquimia invisível e indizível, tornava-se um ser da mata, uma deles e todos a conheciam.

 

Ela morou no silêncio profundo do Santuário de Gabriel até 2002, quando retornou à sua caminhada no mundo exterior, retomando as consultas, como terapeuta e também apresentadora do Sistema de Gabriel. Desde então profere palestras, ministra os cursos de formação e facilita vivências vinculadas ao Sistema e ao Santuário.

 

O Sistema de Gabriel conta atualmente com um diversificado grupo de pesquisadores. As primeiras reuniões ocorreram em 2001, no Santuário, com os colegas da área transpessoal envolvidos na pesquisa desde o início de sua criação.

 

Desde 2005, são realizadas as Jornadas de Estudos – encontros anuais voltados para estudo e pesquisa de temas teóricos e práticos relativos ao campo de conhecimento do Sistema de Gabriel. Consistem numa preciosa oportunidade de atualização sobre pesquisas recentes, troca de informações e experiências entre pesquisadores e terapeutas. São convidados a participar todos os que já realizaram o curso básico.

 

Além destes encontros anuais, que ocorrem em diferentes locais do Brasil, reuniões mensais são realizadas em Brasília no formato de grupo de estudos desde 2010, contribuindo também para o estudo e aprofundamento do conhecimento das diversas matrizes de cura do Sistema.

 

Tanto pesquisadores, terapeutas quanto usuários das Essências são considerados ativos participantes que contribuem para o Campo de Gabriel.

Maria Teresa Miralles

Maria Teresa Miralles nasceu em Barcelona, junto ao mar Mediterrâneo. Chegou ao Brasil em 1971, tendo residido no Rio de Janeiro e em Alagoas. Desde 1997, mora no Santuário de Gabriel, onde se dedica à criação e à apresentação do Sistema de Gabriel. É a fundadora da RPPN Santuário de Gabriel e presidente da OnG Asas de Gabriel.

Tem estudos em Psicopatologia na Universidade de Barcelona e é PhD pela Universidade de Montreal. Durante 15 anos foi professora e pesquisadora da PUC-Rio e da Universidade de Barcelona. Em 1992, iniciou sua formação em Terapia Floral. É terapeuta transpessoal pela Escola da Dinâmica Energética do Psiquismo – DEP – São Paulo. Atuou como monitora da DEP – Brasília de 1999 a 2003. É formada pela School of Colour Therapy Aura Soma, em Tetford, Inglaterra. Foi iniciada no primeiro nível de Reiki da Escola Tradicional Usui, em Barcelona, e fez o treinamento nas técnicas de cura da Escola de Barbara Brennan, com Aidda Pustilnik, em Salvador.

Em Maria Teresa convergem a inspiração da cultura mediterrânea e a força orgânica do Cerrado em seu estado primário.

AS essências:

  • As Essências de Flor e Cristal: 64 essências

  • As Cinco Forças Criadoras e cristal. O Grande Espírito: Éter, Ar, Fogo, Água, Terra.

  • As Cinco Essências do Ser Sagrado Floresta: Ser Sagrado Floresta Éter,  Ser Sagrado Floresta Ar, Ser Sagrado Floresta Fogo, Ser Sagrado Floresta Água, Ser Sagrado Floresta Terra.

  • As 72 Essências dos Nomes de Deus.

  • As 18 Essências dos Elixires Cristal e Cristal.

  • As 4 Essências das Ladies: Lady Portia – Ar; Lady Nada – Fogo; Lady Rowena – Água; Lady Magenta - Terra.

  • Essência dos Queimados, Acoplamento de Cristais: Mastro e Círculo.

  • Essência do  Santo Graal, Vibração da oitava pelas 64 essências de flor e cristal e dos quatro servidores do Grande Espírito.

  • Pedra Filosofal,  o Trismegisto,  alquimia das proporções. 

Composição do Sistema de Gabriel

cristal.jpg

VIDA ALQUÍMICA:

  • Os 6 Modus Alchemicus e suas matrizes.

CURSOS:

  • Complementares de temas teóricos;

  • Cursos de aprofundamento seguindo os Modus Alchemicus.

Pilares filosóficos

Da mesma maneira que o Éter, o Ar, o Fogo, a Água e a Terra são as cinco forças que, a partir dos níveis superiores, materializaram o Sistema de Gabriel, cinco pensadores, conectados por uma matriz de conhecimento em rede, são os pilares filosófico-espirituais  do Sistema.

Esclarecemos que não nos fixamos na personalidade destes pensadores, com o valor específico que lhes são atribuídos por quaisquer instituições às quais tenham sido vinculados. O aspecto que ressaltamos é o quanto suas ideias e modos de conduta se aproximam dos pilares norteadores do Sistema de Gabriel. Nosso foco permanece sendo sempre o estudo das Essências Sinérgicas e as bases deste Sistema.

Os cinco pilares de pensamento estão matizados no Sistema de Gabriel por:

  • Sathya Sai Baba, a maestria, no pilar do conhecimento da lei de causa e efeito, no ponto do Éter.

  • Edward Bach, a medicina, no pilar do conhecimento da expressão do ser interno, no ponto do Ar.

  • Hildegard von Bingen, a mística visionária, no pilar da comunicação entre consciências, no ponto do Fogo.

  • Eckhart Tolle, a educação, no pilar do conhecimento do conhecedor, no ponto da Água.

  • Stylianos Atteshlis, a cura, no pilar do conhecimento da cura pessoal e coletiva, no ponto da Terra.

Forças-criadoras.jpg
O Grande Espirito e seus 4 servidores, as 5 forças criadoras
Edward Bach.jpg
Edward Bach
Stylianos Atteshlis.jpg
Stylianos Atteshlis
Sathya Sai Baba.jpg
Sathya Sai Baba
Eckhart Tolle.jpg
Eckhart Tolle
Hildegard-Bingen.jpg
Hildegard von Bingen
nuvens cor de rosa

Os quatro servidores do Grande Espírito

Dedicada ao processo de co-criação (ou manifestação) das essências, em seu caminhar pela floresta, Maria Teresa deparou-se com a presença do Grande Espírito em seus quatro servidores, a Água, o Fogo, o Ar e a Terra. Eles foram criados em sua expressão, na Terra-natureza, junto com o cristal. A Água é o movimento que está na queda de uma pequena e protegida cachoeira; o Fogo é a luz eletromagnética do raio da tempestade; o Ar é o espaço no morro mais elevado da região; e a Terra é a memória sedimentada do planeta num cerimonial de sete grandes pedras.

Os quatro servidores em sua ação de cura, na diluição que o usuário toma, são denominamos de Afinadores, porque curam pelo equilíbrio ao afinar o nível mais sutil de consciência do usuário que é seu campo sonoro (ou de som).

Grande Espírito Água

O Grande Espírito Água foi criado no dia de Gabriel, 24 de março de 1999. A água fluente da cachoeira girando em espiral na vazilha, recebeu os cristais: Quartzo branco de Gabriel, rubi da Índia, calcita laranja bruta, ponta de citrino, esmeralda, quartzo rosa, quartzo azul, ametista, quartzo rutilado dourado.

AFINADOR ÁGUA: Sou a Mãe Água, o Movimento que dá paz e serenidade.

fogo-icone.png

Grande Espírito Fogo

O Grande Espírito Fogo criado na noite do dia de Miguel, o Arcanjo. De 28 a 29 de setembro de 2000. A água da vasilha recebeu a vibração dos raios da tempestade em junto com os cristais: jaspe de terra, cornalina, citrino, calcita dourada, serpentina, esmeralda, quartzo azul, lápis-lazúli, sugilita, ametista, quartzo dourado rutilado de Gabriel e quartzo branco de Gabriel. Os cristais formam toda a sequência do prisma, com suas nuances, como um arco-íris.

 

AFINADOR FOGO: Sou o Pai Fogo, a Luz que vitaliza e renova.

ar-icone.png

Grande Espírito ar

O servidor Ar do Grande Espírito foi criado no topo do monte Agudo em noite de lua cheia de maio, junto com uma Fluorita dourada e lilás, e o quartzo branco de Gabriel.

AFINADOR AR: Sou o Pai Ar, a Consciência que alimenta e unifica

terra-icone.png

Grande Espírito terra

O servidor Terra do Grande Espírito foi criado com a vibração da Lua Cheia de julho de 2000. A água da vasilha recebeu a forte irradiação magnética da Terra junto com cristais e gemas que vibram na cromática da energia básica telúrica: Quartzo rutilado dourado, granada, ágata de terra, hematita e ônix.

AFINADOR TERRA: Sou A Mãe Terra, a o Amor que acolhe e sustenta.

O programa de ensino do Sistema Essências de Gabriel consiste em um curso Básico, em diversos cursos complementares e diversos cursos de aprofundamento (ver o item referente a Composição do Sistema de Gabriel, de quantas essências sinérgicas e o tipo delas ele está composto.

Cursos e Manual do Terapeuta

O curso Básico no Santuário de Gabriel tem a duração de uma semana. São apresentados os aspectos fundamentais do Sistema e as essências sinérgicas. A cada manhã, fazemos uma trilha até o local onde um servidor do Grande Espírito – Água, Terra, Fogo e Ar – foi criado. Durante a tarde, são apresentados conteúdos conceituais e teóricos na Casa de Estudos.

Para este curso, veja a programação na agenda.

O Manual do Terapeuta do Sistema Essências de Gabriel está em sua segunda edição. Pode ser adquirido pelo email jardinsdecura@gmail.com

bottom of page